Mesmo em queda, setor de insumos espera retomada neste ano

No primeiro semestre, vendas chegaram a 10,8 milhões de toneladas, três milhões a menos que no mesmo período de 2008Mesmo com a queda consecutiva nos cinco primeiros meses do ano nas vendas de fertilizantes e insumos agrícolas, o setor aposta na recuperação da economia para retomar o ritmo dos anos anteriores. A expectativa é atingir o mesmo volume produzido no ano passado: 22,5 milhões de toneladas. Neste primeiro semestre, as vendas do insumo chegaram a 10,8 milhões de toneladas, três milhões a menos que no mesmo período de 2008.

Segundo o setor, os principais motivos da redução foram a falta de crédito e as dificuldades de comercialização. O cenário negativo também teve reflexo na produção, com um recuo de mais de um milhão de toneladas.

O mesmo ocorreu com os estoques e a importação de fertilizantes. Apesar dos números em queda, a expectativa dos representantes da Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura é positiva.

? Agora o mercado está melhor, há a expectativa de aumento nas vendas que devem atingir as mesmas 22,5 milhões de toneladas do ano passado ? disse o presidente da Câmara Temática de Insumos, Cristiano Walter Simon.