O governo do Distrito Federal criou a expedição Safra Brasília. O objetivo é fazer um levantamento completo da realidade da produção de grãos e viabilizar políticas publicas especificas. Os técnicos visitaram mais da metade das lavouras de milho segunda safra e constataram perda de 50% na produtividade.
O levantamento revelou que 77% dos produtores definem o tipo de adubação com base na análise de solo, 45% acreditam que o clima é que mais contribui para a produção de soja e 14% afirmaram que têm dificuldade de acesso ao credito.
No questionário que foi apresentado para os produtores rurais, chamou atenção a resposta para a pergunta sobre quais as fontes de informação usadas na hora de vender a safra. O Canal Rural está entre as principais referências.
“O preço da cooperativa, a informação da bolsa e o Canal Rural aparecem entre as três fontes mais citadas pelo produtor na hora de tomar decisões. Isso demonstra uma confiança na informação que tem sido veiculada pelo Canal Rural”, diz José Guilherme Leal, secretário de Agricultura do Distrito Federal.