USDA: relatório de oferta e demanda não deve causar impacto no mercado

Expectativa é que dados sobre plantio divulgados pelo Departamento de Agricultura dos EUA nesta terça espelhem resultado da intenção de plantio divulgado no fim de março

Fonte: Canal Rural/Reprodução

O relatório de oferta e demanda que será divulgado nesta terça-feira, dia 9, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), vai trazer novas estimativas para a safra de grãos da temporada 2016/2017. Segundo a analista de mercado Daniele Siqueira, os dados que serão publicados ainda devem refletir os resultados do último relatório de plantio de área, divulgados em 31 de março. Dessa forma, o relatório não deve provocar impactos no mercado. 

O novo relatório com as informações sobre área plantada será divulgado em junho. Segundo a analista, vai oferecer uma base melhor para as projeções da próxima safra.

O relatório desta terça-feira deve mostrar uma produção de soja estimada em 103,4 milhões de toneladas, menor que a safra anterior, e uma produção de milho estimada em 365,2 milhões de toneladas, cerca de 20 milhões a mais que a safra do ano passado.

O USDA também deve destacar a produção da soja da Argentina e a produção do milho safrinha no Brasil na safra 2015/2016. Nas duas situações, as condições climáticas prejudicaram a qualidade do produto, portanto a projeção deve apontar redução no volume produzido.

Daniele Siqueira também afirma que, que além dos números do USDA, o cenário político conturbado deve interferir nos preços dos grãos, por isso o produtor deve esperar para vender.