Governo deve anunciar em até 10 dias zoneamento da cana

Segundo Minc, prazo para divulgação foi definido pelo presidente Lula em reunião nesta quartaO governo deve anunciar em até 10 dias o zoneamento da cana-de-açúcar para o país, depois de um ano de discussões no governo. A informação foi dada nesta quinta, dia 20, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante um seminário em Brasília sobre empregos verdes e construções sustentáveis.

Segundo Minc, o prazo para a divulgação do zoneamento da cana foi definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma reunião, nesta quarta, dia 19, com os ministros envolvidos. Minc afirma que o plantio da cultura não será permitido na Amazônia e no Pantanal.

Outra exigência que deve fazer parte das novas regras para as lavouras de cana é o cultivo apenas em solos com inclinação menor que 12 graus. A medida pretende desestimular o uso de queimadas antes do corte da cana.

O ministro do Meio Ambiente disse ainda que o governo prepara um programa de incentivo ao uso do dendê como matéria-prima para a produção de biodiesel. Segundo ele, esse produto tem aproveitamento quatro vezes maior que a mamona.