Confira as notícias mais lidas da categoria agricultura nesta semana

Aprovação do CAR no Senado, dicas para acabar com caramujos na sua horta, a destruição causada por um vendaval em Santa Catarina, parecer da OMS e da FAO sobre o glifosato e a alta no preço da soja são os assusntos de destaque da categoria

Fonte: divulgação

Senado aprova prorrogação do CAR para todos os produtores rurais 
O Plenário do Senado Federal aprovou no fim da tarde desta terça-feira, dia 17, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 8/2016, proveniente da Medida Provisória 707/2015, que prorroga o prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os agricultores do país até 31 de dezembro de 2017. A matéria depende agora da sanção do presidente interino Michel Temer para entrar em vigor.

MS: armadilhas combatem caramujo em horta familiar 
A horta do agricultor Ramão da Silva Pires está livre dos ataques de caramujos que trouxeram prejuízos à família do Município de Ladário (MS), em 2013. Ele conseguiu acabar com a praga utilizando uma técnica conhecida como armadilhas atrativas, adaptada pela equipe de agricultura familiar da Embrapa Pantanal (MS) com objetivo de reduzir os custos de produção e facilitar o manejo pelos produtores.

Vendaval provoca destruição e mortes no norte de Santa Catarina 
Ventos com cerca de 100 km/h devastaram três cidades do norte catarinense na noite deste domingo, dia 15, e provocaram ao menos cinco mortes. De acordo com a Defesa Civil Estadual, as ocorrências mais graves foram registradas em Ponte Alta do Norte, onde quatro pessoas morreram, e em Porto União, com uma morte confirmada. De acordo com a Polícia Militar, uma grande quantidade de animais – como vacas, bois, ovelhas e carneiros – foi encontrada morta nas cidades atingidas pelas rajadas.

OMS e FAO voltam atrás e dizem que glifosato não provoca câncer 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciaram que o agrotóxico glifosato não é cancerígeno ao ser humano.

Saca de soja passa de R$ 81 e tem maior preço desde 2012
Com a demanda aquecida e a produção da safra 2015/2016 reajustada para baixo, os valores da soja e do farelo mantém a forte alta no Brasil, de acordo com os dados do Indicador Cepea/Esalq (média Paraná), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na sexta, dia 13, o indicador atingiu R$ 81,57/saca de 60 kg, o maior patamar nominal desde setembro de 2012.