A explicação está no comportamento das vendas para o mercado externo. A queda nas exportações para a União Européia, que compra somente no Brasil carne de primeira, fez com que produtos como o filé e o miolo de alcatra sobrassem no mercado interno e por isso tiveram que baixar de preço.
Até 2007, a União Européia era o principal mercado para a carne bovina brasileira, representava mais de 30% das receitas. Mas no ano passado, problemas com a rastreabilidade e a crise financeira fizeram com que as vendas reduzissem para um quinto.
? Grande parte desse volume de carne, principalmente corte de traseiro, que era direcionada para o mercado europeu, hoje está sendo direcionada para outros mercados. Mas uma parte está sendo direcionada para o mercado interno, então há um aumento de oferta de carne como, por exemplo, o filé mignon e, com isso também, há uma redução de preço para o consumidor ? explica o assessor técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Paulo Mustefaga.
A Rússia passou a ser o país que mais consome a carne brasileira e lá a preferência é pela parte dianteira do animal.
? O Brasil hoje está exportando menos para o mercado internacional, cerca de 25% a menos em dólares em função da crise financeira internacional. Porém, os mercados que compram mais carne de dianteiro, como é o caso da Rússia e dos mercados asiáticos, já estão dando sinais de recuperação. Com isso, a demanda por carne de dianteiro não foi tão afetada como foi a demanda por carne de traseiro, em função das restrições impostas pela UE ? diz Mustefaga.