Volume de soja exportado até maio é 27% maior que em 2015

Câmbio elevado torna o grão brasileiro mais competitivo no mercado chinês; maior participação de portos da região Norte também tem elevado embarques, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

O mais recente relatório divulgado pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) aponta aumento de 27% no volume exportado até maio de 2016, na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado. Um dos principais motivos para essa alta é o câmbio elevado, que torna a soja brasileira mais competitiva no mercado chinês, principal destino do grão nacional.

Segundo o diretor da Anec Sergio Mendes, a logística também está ajudando no aumento das exportações. Os portos da Região Norte do país foram responsáveis pelo escoamento de 7,3 milhões de toneladas do total exportado pelo Brasil, volume 38% maior do que o registrado em 2015 e que colabora para o crescimento das exportações.

A projeção da entidade é de que até o fim deste ano sejam exportadas 57 milhões de toneladas, alta de 7,5% em relação ao ano passado. Entretanto, na opinião do analista de mercado da Terra Agronegócio Enio Fernandes, com o dólar valorizado há espaço para as exportações ultrapassarem esse volume.