A Justiça de Mato Grosso acatou pedido de liminar feito pela regional da BRF do município de Lucas do Rio Verde e determinou que o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) – cujos funcionários estão em greve – emita a Guia de Transporte Animal (GTA) para a empresa transportar suínos vivos para o abate.
Na decisão, o juiz Gleidson de Oliveira Grisote Barbosa, da 2º Vara da Justiça de Mato Grosso, em Lucas do Rio Verde, determina que o Indea proceda com a emissão eletrônica e a análise de validação das GTAS. Ele afirma ainda que estes processos devem ser feitos, no mesmo prazo originariamente fixado, para o transporte dos suínos vivos para abate, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
A greve dos funcionários do Indea teve início nesta segunda-feira, dia 6. Com a paralisação, pecuaristas que não têm acesso à GTA eletrônica não podem transportar animais. Todas as unidades do Indea, central administrativa e laboratórios, que atendem os 141 municípios, em 13 regionais, estão fechadas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap). A reivindicação do sindicato é o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA), que é de 11,28% em vez da última oferta de 6%, em três vezes.