Laranja: quebra põe em dúvida estoques para 2017

Estudo projeta que estoques vão inviabilizar exportações de suco da fruta; indústria argumenta que ainda é cedo para fazer qualquer previsão

Fonte: Divulgação/Pixabay

Um levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) projetou que a indústria do suco de laranja pode limitar as exportações por causa de um estoque restrito em 2017. Para o diretor-executivo da Citrus BR, entidade que reúne as indústrias exportadoras do suco, Ibiapaba Netto, ainda é cedo para prever qualquer coisa sobre o cenário do ano que vem.
 
Segundo ele, a oferta de fruta foi afetada para 2016. Dados do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) projetam a safra de laranja 2016/2017 como a pior em 28 anos por causa do clima: são 245,75 milhões de toneladas contra 300 milhões de caixa em 2015/2016, queda de 18,26%.
 
O resultado é que a entressafra da laranja já entrou com estoques de suco congelado menores – foram 42,7% de queda de um ano para o outro, ou 332 mil toneladas deste ano contra 510 mil toneladas de 2015. Agora, com menor oferta da fruta no mercado, a preocupação é de que não haja estoque de suco de laranja congelado para a exportação no próximo ano. A projeção do Cepea é que sobre apenas 42 mil toneladas em 2017, número que é considerado “estoque zero” pela indústria.
 
Ibiapaba Netto lembra ainda que falta por parte da indústria consolidar os dados de rendimento da fruta este ano, antes de se projetar qualquer estoque para 2017. No ano passado, a laranja em São Paulo, principal região produtora, teve o pior rendimento industrial da história. A expectativa da Citrus BR é que o rendimento seja melhor neste ano.