Freio de Ouro tem disputas acirradas na primeira etapa funcional

Final marcada para este domingo deverá ter a presença do ministro da AgriculturaA primeira etapa funcional das finais do Freio de Ouro 2009 foi marcada por disputas extremamente acirradas em Esteio (RS). O alto nível apresentado pelos animais nessa sexta, dia 28, promete deixar a final da competição que premia os principais exemplares da raça crioula ainda mais emocionante.

Sob o sol forte, 47 fêmeas e 48 machos passaram pelas provas de andadura, figura, volta sobre patas e esbarrada. O cavalo Los Hermanos Cimarron, da Fazenda Capão da Lagoa e Cabanha do Pontal, dos municípios de Cidreira e Arambaré, saiu na frente na categoria dos machos, somando até o momento a pontuação de 20,109. Nas fêmeas, a liderança, no momento, é de Uva Merlot 340 Maufer, com 19,500 pontos, classificada no Bocal de Ouro e que saiu com a nona melhor nota na morfologia.

Para o jurado Mario Moglia Suñe, o desempenho dos exemplares está fantástico, com destaque especial para os machos.

Neste sábado, dia 29, a disputa segue com as provas de mangueira e de campo. A final será amanhã, na pista da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a partir das 13h, no parque.

A premiação deverá ser entregue pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que confirmou presença na feira durante o domingo.