Saúde na gôndola é estratégia de supermercados para atrair clientes

Empresas apostam em lançamentos voltados ao bem-estar pessoal e ao ambiente na Expoagas 2009Consumidores preocupados com a saúde do corpo e do planeta estão entre os principais alvos dos lançamentos das indústrias de alimentos na 28ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços para Supermercados ? Expoagas 2009, que ocorreu essa semana no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

De pacotes de arroz e cereais matinais até doces sem açúcar, empresas vêm ampliando suas apostas no segmento, lançando novidades ou ingressando em nichos em que antes não atuavam. É o caso da Cotrijuí, que iniciou recentemente a industrialização de aveia e granola, segundo o gerente de distribuição da cooperativa, Dirceu Menin Rodrigues.

Também estimulou a Blue Ville a crescente preocupação com a saúde. A empresa lançou uma embalagem maior de um tipo de arroz que seria capaz de prevenir doenças.

? O produto cresceu 30% no ano passado, incrementando os produtos saudáveis, que já eram 10% dos negócios ? diz o diretor, Maurivan Dalben.

Foco em saúde e boa forma também impulsiona os negócios da Ritter Alimentos. Mais de 50% das vendas vêm de produtos com apelo para a saúde.

? É uma tendência, as pessoas querem saber o que estão comendo e desejam alimentos práticos ? avalia o diretor-presidente, Walter Beiser.

Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antonio Cesa Longo explica a aposta das empresas pelo aumento da renda: com mais dinheiro, o consumidor valoriza mais os produtos voltados para o bem-estar.