A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza o XI Curso de Vigor de Sementes de Soja, de 11 a 15 de julho de 2016, na Embrapa Soja (Londrina-PR), com o intuito de apresentar informações teóricas e práticas e possibilitar um refinamento no sistema de controle de qualidade de semente de soja. O evento é dirigido aos profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes.
De acordo com os organizadores, o objetivo do curso é disponibilizar metodologias atualizadas dos principais testes de vigor, passíveis de aplicação e que possam ser implementados nos laboratórios de análise de semente de soja.
As aulas teóricas irão abranger a conceituação sobre “vigor em sementes” e os princípios dos principais testes de vigor. Nas aulas práticas, serão demonstradas as metodologias dos principais testes de tetrazólio, envelhecimento acelerado, frio, condutividade elétrica, comprimento de plântula, classificação do vigor de plântula, deterioração controlada e germinação a baixa temperatura. O teste de tetrazólio – mais aplicado na avaliação da qualidade de semente de soja – oferece informações sobre o potencial de germinação, o vigor da semente, os índices de danos mecânicos, causados por percevejos e por umidade.