A quantidade de bovinos abatidos em maio em Mato Grosso foi a maior para um mês no estado desde janeiro de 2015, atingindo 413,95 mil cabeças, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O maior volume anterior era de 468,62 mil animais abatidos, no primeiro mês do ano passado.
Já em maio de 2015 foram 374,7 mil cabeças abatidas, o que representa um aumento de 10,48% em comparação com o mesmo mês deste ano. Em relação ao mês anterior, a alta é de 18,38% (349,67 mil animais abatidos em abril).
O Imea reforça que o mês de maio é marcado pelo fim do período chuvoso no estado. Nessa época, grande parte dos pecuaristas se prepara para o período de estiagem, diminuindo a lotação de animais em suas pastagens antes do início da entressafra. Ainda de acordo com o instituto, o volume de chuvas ficou aquém da média histórica para o período e, com isso, as pastagens foram prejudicadas pela falta de manejo adequado.
“E devem continuar a sofrer ainda mais em 2016, por isso, a movimentação de vendas de bovinos em maio mostrou-se tão acentuada”, revela análise do Imea.
Em consequência disso, a oferta de animais terminados, prontos para abate, está mais restrita este mês. O resultado foi uma leve alta de 0,61% no preço médio pago pela arroba do boi gordo na semana passada ante a anterior, atingindo R$ 132,58, informa o Imea.