Manejo integrado de pragas será o foco da Embrapa na Agrishow 2014

Técnicos devem esclarecer dúvidas e detalhar a melhor forma de controlar a proliferação da helicoverpaNa Agrishow deste ano, a parceria entre a feira e a Embrapa no Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo, onde são realizadas as experiências práticas, foi reforçada e se concentrará nas demonstrações sobre o manejo integrado de pragas, com foco especial no combate à helicoverpa, lagarta que tem preocupado produtores, especialistas no assunto e entidades governamentais.

• Faesp compra 10% da Agrishow e premiará pesquisadores

– Nossos técnicos estarão de plantão para tirar todas as dúvidas e fazer os esclarecimentos necessários para os produtores em relação à melhor forma de controlar a proliferação de pragas, em especial, a helicoverpa – informa o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente, Ladislau Skorupa.

• Confira o especial De Olho na Lagarta

Segundo ele, na dinâmica de campo com foco na helicoverpa serão passadas informações sobre a melhor forma de fazer a calibração de alvo para aplicação mecanizada do defensivo em cultura de soja.

– Para esta dinâmica de campo, estamos convidando empresas do segmento de máquinas e equipamentos destinados à pulverização – explica Skorupa.

Será demonstrado, em detalhes, o uso do programa Gotas-Embrapa, destinado a avaliar a deposição de gotas de produtos químicos e biológicos nos alvos, assim como o volume de calda efetivo que deve ser aplicado a cada cultura.

Além das demonstrações práticas sobre o manejo integrado de pragas, os especialistas da Embrapa também farão apresentações teóricas, passando informações sobre as pragas, os danos causados em diversas culturas, sua identificação e a estratégia de combate recomendada pelos técnicos da instituição.

A apresentação do Manejo Integrado de Pragas (MIP) também será feita nas áreas dos plots e em tendas satélites, abordando e detalhando o conceito. Haverá ainda uma dinâmica de coleta e identificação de insetos benéficos às culturas.

De acordo com Skorupa, neste espaço será apresentado ainda um balanço da Caravana Embrapa, iniciada em dezembro de 2013, que percorreu as principais regiões do Brasil para disseminar o conhecimento e as informações sobre as maiores ameaças fitossanitárias e o conceito de manejo integrado de pragas.

Além da atenção especial à helicoverpa, também serão apresentadas na Tenda Embrapa da Agrishow 2014 as seguintes tecnologias: arborização de pastagens; compostagem doméstica; Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (Somabrasil); Projeto Pecus, que é uma avaliação do balanço entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e os sumidouros (“sequestro”) de carbono dos vários sistemas de produção da pecuária; Fertilizante Organomineral de Cama de Frango; Biblioteca Embrapa, com venda de publicações técnicas; maquete conceitual sobre Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); entre outras atividades.

Além da Tenda Embrapa, haverá um espaço voltado para as tecnologias aplicadas à agricultura familiar, como, por exemplo, aquelas destinadas a saneamento básico rural; desinfecção de solo; compostagem doméstica; abelhas e polinização de culturas, entre outras. A Embrapa também estará presente no estande do Ministério da Agricultura, onde os visitantes poderão obter informações sobre as tecnologias apresentadas pela Embrapa na feira.

Serviço

O que é: 21ª AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 28 de abril a 02 de maio de 2014
Local: Rodovia  Antônio  Duarte  Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
Saiba mais: www.agrishow.com.br