Convênio busca ampliar projeção da erva-mate brasileira no mercado mundial

Parceria entre Apex-Brasil e Abimate vai investir em divulgar os benefícios para a saúdeUma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Erva-Mate (Abimate) foi firmada nesta segunda, dia 31, durante a Expointer. O objetivo é negociar a erva-mate e seus produtos derivados, como chás, refrigerantes, extratos e acessórios no mercado externo. As duas entidades vão investir R$ 369 mil nos próximos seis meses para a promoção dos produtos.

O presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, ressalta que o projeto vai reforçar os benefícios da erva-mate para a saúde.

– A erva-mate tem um potencial muito grande além do chimarrão. Hoje ela pode ser utilizada na área cosmética, farmacêutica e na indústria de alimentos como um todo. O que nós vislumbrando é a abertura de mercado apresentando as propriedades fitoterápicas da erva-mate no cenário internacional com várias propriedades importantes – afirma.

Em 2008, o Brasil exportou US$ 46 milhões em produtos e o objetivo é aumentar esta receita em 20% nos próximos dois anos. Atualmente a erva-mate já é exportada para países do Mercosul. Mercados como o da Alemanha, França, Polônia, Rússia, Emirados Arabes, Síria e Estados Unidos são alvos do convênio.