A diretoria colegiada do Banco Central decidiu nesta quarta, dia 6, criar o Sistema de Exigibilidades do Crédito Rural (Sisex). O sistema engloba acompanhamento, controle e verificação de cumprimentos, de exigibilidades de direcionamento do crédito rural, relativos aos recursos à vista de poupança rural e da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), a partir do ano agrícola 2016/2017.
O anúncio foi feito nesta quinta, dia 7, pelo BC, por meio da circular 3.801, assinada pelo diretor substituto de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Anthero Meirelles, por meio do BC Correio, sistema de informação da autarquia com o mercado financeiro.
O Sisex passa a operar em fase de teste para homologação e começará a valer no fim deste mês. Assim, as instituições financeiras sujeitas à exigibilidade do crédito rural devem remeter as informações ao BC sobre cumprimento de suas obrigações por meio do Sisex a partir de agosto.
De acordo com o BC, o principal benefício do Sisex é o de reduzir custo de observância das instituições financeiras e do BC ao desburocratizar remessa, recebimento e armazenamento das informações relativas do crédito rural.