A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores rurais para o período proibitivo de queimadas que começa na próxima sexta, dia 15, em Mato Grosso e segue até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em função de questões climáticas.
O Coronel do Batalhão do Corpo de Bombeiros do estado, Paulo André Barroso, recomenda aos produtores rurais ações preventivas, como construção de aceiros e preparação dos funcionários para o combate, já que o incêndio começa em pequenos focos que podem ser combatidos. “É importante ter pessoas treinadas na propriedade rural que possam combater os pequenos focos de incêndio, até porque o Corpo de Bombeiros não está em todos os municípios do estado. E agora no período proibitivo não usar o fogo de forma alguma”, destacou Barroso.
Em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros tem 130 homens do Batalhão de Emergências Ambientais para atuar nas bases espalhadas em 18 municípios e outros 130 soldados que nesta estiagem vão atuar em equipes móveis em cidades que não têm Corpo de Bombeiros.