A produção de celulose atingiu 1,507 milhão de toneladas em junho, um crescimento de 2,6% na comparação com igual mês de 2015. No acumulado do primeiro semestre, a produção subiu 9,1%, para 9,048 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados há pouco pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Em junho deste ano, as exportações tiveram expansão de 9,3%, para 1,129 milhão de toneladas. De janeiro a junho, as exportações subiram 16,1%, para 6,365 milhões de toneladas.
Já a produção de papel ficou praticamente estável (-0,5%) em junho deste ano na comparação com o ano passado, em 872 mil toneladas. No total dos seis primeiros meses de ano contra 2015, a alta foi de 0,5%, para 5,155 milhões de toneladas.
No mês, as vendas domésticas caíram 3,2%, para 456 mil toneladas, enquanto no total da primeira metade do ano subiram 0,3%, para 2,639 milhões de toneladas. As exportações subiram 2,8% em junho, para 184 mil toneladas, e no total do intervalo de janeiro a junho cresceram 7,2%, para 1,058 milhão de toneladas.
O setor de painéis de madeira vendeu no Brasil 536 mil metros cúbicos em junho deste ano, um avanço de 9,4%, enquanto no total do primeiro semestre houve queda de 4,2%, para 3,162 milhões de toneladas. As exportações somaram 84 mil metros cúbicos em junho, alta de 42,4%, e 443 mil metros cúbicos de janeiro a junho de 2016, avanço de 53,3%.
Balança comercial
O saldo da balança comercial do setor brasileiro de árvores plantadas – celulose, papel e painéis de madeira – totalizou US$ 3,290 bilhões FOB no primeiro semestre de 2016, uma alta de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita de exportações totalizou US$ 3,8 bilhões, crescimento de 3,8% na comparação com o mesmo período de 2015.
Somente o setor de celulose obteve saldo da balança comercial de US$ 2,591 bilhões FOB, um crescimento de 7,9% contra o primeiro semestre de 2015. As exportações atingiram US$ 2,749 bilhões FOB.
Na divisão das exportações brasileiras de celulose por destino, a China respondeu por US$ 1,007 bilhão de janeiro a junho deste ano, uma expansão de 22,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Para a Europa, as vendas caíram 5,5%, para US$ 971 milhões FOB, e para a América do Norte o recuo foi de 4,9%, para US$ 427 milhões FOB.
As vendas para Ásia e Oceania subiram 20,6% no primeiro semestre deste ano, para US$ 263 milhões FOB. Para a América Latina, a expansão chegou a 16,7%, para US$ 63 milhões FOB.