Para ganhar o consumidor estrangeiro, a palavra de ordem é rastreabilidade. O reconhecimento da qualidade da pecuária brasileira depende do sucesso desse sistema. Os dois especialistas que participaram do fórum Sustentabilidade e Saúde nesta quinta, dia 3, durante a Expointer 2009, em Esteio (RS), falaram da importância da certificação e do marketing para que nossa carne ganhe mais destaque lá fora.
A professora do curso de veterinária da PUCRS, Márcia Barcellos, estudou o comportamento do consumidor do Brasil, da Holanda e da Austrália em relação à carne produzida aqui. Nessa pesquisa e em seu curso de pós-doutorado na Dinamarca, ela pôde observar que a imagem que o produto no exterior não é a melhor possível.
Os consumidores do norte da Europa, por exemplo, preferem consumir a carne local, produzida principalmente em confinamento, e por isso mais macia – e também menos saborosa. A carne brasileira, produzida em pastagem, é mais firme e com um sabor mais acentuado.
Um marketing que destacasse as possibilidades dessa carne e os preparos mais adequados para valorizá-la seria extremamente importante pra ganhar esse mercado. Outra característica da carne de pastagem que tem potencial para ganhar os europeus é o fato de ela ter menor teor de gordura e maior quantidade de Ômega 3.
? Natural é a palavra para o consumidor europeu. Nós temos que mostrar pra eles que podemos fornecer isso ? disse Márcia, explicando que, além de ser saudável, a carne precisa ter a origem especificada.
Segundo a professora universitária, os compradores exigem que o produto tenha boas condições de sanidade e muitos se sentem culpados por consumir um produto que “desmate a Amazônia”. A única maneira de vencer essa barreira é ter um bom sistema de rastreabilidade, que permita ter controle sobre todas as etapas, da pastagem até o container.
Ocimar Vilella, representante do Instituto Ares (agronegócio responsável) concorda com a necessidade de rastrear e certificar o gado. Segundo ele, também é necessário “contar a história verdadeira” para outros países. É preciso mostrar que o Brasil não é só Amazônia, que a maior parte da pecuária brasileira não está no bioma amazônico e que nem toda a pecuária do norte do país desmata ilegalmente. A certificação e uma estratégia de marketing mais adequada podem fazer com que essas informações cheguem ao destino final.
Para Vilella, temos que tornar nossa pecuária mais ecologicamente correta e produtiva. A produção deve crescer verticalmente, o que significa produzir mais carne em menos espaço. A intercalação com a agricultura, por exemplo, agregaria nutrientes a pastagens degradadas. O melhoramento genético, que permite ter animais cada vez mais robustos e a gestão ambiental necessária aos novos tempos, é outro ponto essencial.