Os dados da balança comercial brasileira na primeira semana de setembro saem na segunda, dia 7. Na quarta, dia 9, será divulgado o IPC-Fipe. O índice mede a variação de preços para o consumidor na cidade de São Paulo, com base nos gastos de quem ganha de um a 20 salários mínimos. De acordo com a Gradual Investimentos, o IPC-Fipe da primeira semana de setembro deve ficar em 0,48%, mantendo o mesmo patamar verificado no mês de agosto.
Também na quarta saem os dados do IGP-DI de agosto. O indicador elaborado pela Fundação Getúlio Vargas mede o comportamento de preços em geral da economia brasileira. No mesmo dia saem os números do IPCA também de agosto.
O índice de preços ao consumidor amplo calculado pelo IBGE é o indicador oficial que o governo utiliza para calcular as metas de inflação. A projeção dos analistas da Gradual é de que o IPCA para o mês de agosto fique em 0,28%. No mês passado, o índice ficou em 0,24%.
Na sexta, dia 11, saem os números do Produto Interno Bruto brasileiro, a soma das riquezas do país no segundo trimestre de 2009. A projeção da Gradual é otimista, uma variação positiva de 1,24%. O período imediatamente anterior registrou um recuo de 0,8%.