Reinspeção de carregamentos para exportação vai acabar

Decisão faz parte do pacote de revisão de 280 medidas burocráticas que o Ministério da Agricultura vem aplicando para reduzir entraves 

Fonte: APPA/Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai acabar com a obrigatoriedade da reinspeção de carregamentos de produtos de origem animal que são exportados. Hoje, a carga sai da indústria lacrada, após fiscalização de um auditor fiscal federal agropecuário. Mas, nos portos, antes do embarque, a mercadoria passa por uma nova fiscalização. Com a decisão do Mapa, esse segundo procedimento acaba e, com isso, o tempo para embarque deve ser reduzido em 36 horas.

A decisão é uma das 280 medidas burocráticas que estão sendo revistas pela pasta. O ministro Blairo Maggi pediu a todas as entidades do setor produtivo que enviassem sugestões sobre as principais demandas e entraves para a produção. A previsão é que as portarias, Instruções Normativas e decretos sobre a desburocratização dos processos comecem a ser publicados nos próximos 15 ou 20 dias.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Camardelli, não quis comentar o assunto. Mas o pedido para a revisão da obrigatoriedade da reinspeção teria partido da própria entidade.