? A Expointer está acontecendo praticamente no final da crise, então tem gente que ainda não recuperou desta crise. Muito embora haja muito crédito para financiamento de máquinas e financiamentos, realmente, o resultado apareceu na hora. A Expointer está vendendo na área de máquinas e implementos agrícolas muito mais do que no ano passado. Na questão da venda de animais não houve essa correspondência. Nós vamos ficar um pouco abaixo do que eu, particularmente, esperava, da venda do ano passado, que foi de R$ 10,5 milhões. Eu acho, ainda assim, um excelente resultado. Algumas raças, talvez por diminuição da própria oferta de animais, tiveram valores e preços médios pagos por animal acima do ano passado ? afirmou José Arthur Martins, chefe de exposições e feiras da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul.
Para a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, os reflexos da crise atingiram em cheio o setor. A maior preocupação é com o Produto Interno Bruto do Agronegócio.
? Nós estamos até hoje com um PIB negativo de 2,52%, de menos 2,52%. Nesta última última conta de junho, pra nós empatarmos com o PIB do ano passado, com o crescimento do PIB do ano passado, nós tínhamos que estar crescendo 0,84% ao mês. Em maio nós fechamos com 0,52% negativo. A gente está se empenhando, fazendo conta, correndo atrás, porque o PIB do agronegócio vai se juntar aos demais pra dar uma melhora, mas não estão nos dando condições a mais pra isso. Então nós estamos já em setembro, e seguimos com o PIB negativo.
Já o ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Miguel Jorge, acredita que o setor vive momentos de retomada. Ele usou números do IBGE divulgados nesta semana para justificar o otimismo.
? Das 27 cadeias produtivas do país, 23 apresentaram crescimento. Há uma retomada clara. Felizmente, ao contrário da Expointer, para a crise do ano passado ? aliás, era muito pouco pela crise, porque nós estamos comemorando hoje, esse mês, a queda do Lehmann Brothers ? mas acho que a Expointer desse ano, e você veja que coisa incrível, pode-se dizer um ano depois que é a Expointer da pós-crise.