Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso já colheu 95% da soja semeada nesta safra

Corrida para retirar a oleaginosa do campo segue país afora. Só dois estados estão em ritmo mais lento que em anos anteriores

Daniel Popov, de São Paulo
O clima atrapalha, mas a colheita da soja no Brasil não para e segue em ritmo acelerado. Segundo o levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado 62,6% das 33,7 milhões de hectares cultivados já foram retirados do campo. A média para o período é de apenas 56% e no ano passado foi de 60%.

Os problemas climáticos gerados no ano passado, fizeram com que o ritmo médio da colheita fosse mais alto que a média histórica. Neste ano, apesar da melhora no tempo o ritmo é ainda mais alto, tanto que boa parte dos estados está colhendo mais rápido do que a média história e que do ano passado.

Surpreendentemente o Mato Grosso do Sul está praticamente concluindo sua colheita desta safra. Até o momento já retirou 95% dos 2,5 milhões de hectares cultivados nesta temporada. No ano passado a coisa também foi rápida, ainda assim só 85% tinha sido retirado de campo. A média normal para o estado é de 80% apenas.

colheita soja andamento 22-03

O Mato Grosso também segue em ritmo acelerado. Até o dia 17 de março, data do levantamento, 95% dos 9,2 milhões de hectares semeados nesta temporada foram colhidos. Na média histórica, o estado colhe 83% e no ano passado 85%.

Goiás, que nesta temporada já chegou a superar o ritmo mato-grossense, aparece logo na sequencia, também em velocidade muito além do normal, com 90% dos 3,2 milhões de hectares estimados, contra os 77% da média normal, e 75% do ano passado.

Os únicos estados que registram lentidão nas colheitas são o Rio Grande do Sul e a Bahia, que colheram 7% e 8% respectivamente, média abaixo do ritmo normal de 10% (RS) e 14% (BA).

Veja mais notícias sobre soja

 

Sair da versão mobile