Ritmo nacional está dentro da média, enquanto no estado nordestino mais da metade ainda está no campo
Daniel Popov, de São Paulo
Se no inicio da colheita da soja o ritmo dos trabalhos era muito mais rápido que a média para o período, com o passar do tempo esta diferença tem caído bastante. Segundo o levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado 87,4% das 33,7 milhões de hectares cultivados já foram retirados do campo. A média para o período é de 86%, mesmo volume do ano passado.
Quatro estados já concluíram as colheitas: Mato Grosso (9,2 milhões de hectares), Mato Grosso do Sul (2,5 milhões de hectares), Goiás (3,2 milhões de hectares) e São Paulo (900 mil hectares). Somados a expectativa é que estes estados juntos produzam pelo menos 53 milhões de toneladas, 47% das 111 milhões de toneladas previstas para esta temporada.
O Paraná está próximo do término com 4,9 milhões de hectares colhidos, dos 5,2 semeados. Minas Gerais também está bem próximo de concluir a retirada dos 1,4 milhão de hectares (95%).
O estado mais atrasado nos trabalhos é a Bahia, que colheu apenas 45% dos 1,6 milhão de hectares cultivados. No mesmo período do ano passado 84% já havia sido colhido por lá. Na média os baianos colhem 60%.
Veja mais notícias sobre soja