Imea aponta que os preços para entrega do grão em março de 2015 está, em média, R$ 39,16/saca
Para a soja de Mato Grosso, restam 574 mil toneladas do grão para negociação, 2,2% do total produzido pelo Estado na temporada 2013/2014. O foco agora é a comercialização das 27,7 milhões de toneladas que se estimam produzir na safra 2014/2015, na área que começou a ser semeada há quatro semanas. Os dados são do Instituto de Economia Agropecuária do Estado (Imea).
Da nova safra, apenas 16% foram comprometidos até o final de setembro, mês em que os preços para entrega do grão em março tiveram média de R$ 39,16/sc. O Imea aponta que as vendas seguem tímidas, justamente devido ao preço baixo, que está 14% menor do que o necessário para cobrir os custos totais da lavoura e “bem distante da pedida dos produtores”, justificando o atraso de 25,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
• Economia da China dá bons sinais e produtores buscam notícias de demanda para soja
Como o cenário para a próxima safra não deve ter melhora num futuro próximo, a indicação aos produtores é terem o dobro de atenção às oportunidades de negócio interessantes. O Estado não terá estoques prejudiciais aos preços do grão e a oferta deve aumentar na comparação com a safra anterior. A nova estimativa é de 26,5 milhões de toneladas.
IMEA