Agricultura

2023 teve menos invasões de terra que anos anteriores, diz ministro

Paulo Teixeira, porém, evitou comentar dados da CNA que demonstram elevação na quantidade de ocupações

O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, disse que os registros da Comissão Pastoral da Terra indicam que houve redução das ocupações de terra no Brasil em 2023, na comparação com anos anteriores.

Em entrevista à GloboNews no período da tarde desta quinta-feira (18), Teixeira ressaltou que a comissão registra 33 ocupações neste ano, mas evitou comentar dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que consideram que houve 56 ocupações.

“Este ano foi o ano com menos ocupações comparativamente aos anos anteriores”, disse.

Ele afirmou que todas as ocupações registradas neste ano tiveram caráter de protesto e que não houve posse, permanência ou tensão policial.

“Temos de pacificar o campo, estabelecer políticas para todos e evitar conflitos”, comentou ele, ressaltando que a CPI do MST, instalada na quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados, vai ter que investigar quem está armado e “tirando pequenos agricultores” da terra.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.