Neste domingo, dia 28, é comemorado o Dia do Agricultor. E para celebrar, o Canal Rural separou cinco importantes fatos para se lembrar quando o assunto é agricultura no Brasil.
1º Agricultura é o setor que mais preserva o meio ambiente, afirma Embrapa
Em uma das exposições mais aplaudidas durante a sexta edição do Fórum de Agricultura da América do Sul, que ocorreu em Curitiba, o agrônomo e coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Evaristo Miranda, se dedicou a “desmistificar” acusações de que o setor é uma ameaça ao meio ambiente. “Não tem uma categoria profissional no Brasil que preserva mais o meio ambiente do que o produtor rural”, garantiu o agrônomo. Leia mais aqui.
2º Terceiro país que mais produz frutas
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás da China e Índia, segundo dados do Ministério da Agricultura e do setor referentes a 2018.
De acordo com o estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/2019 a 2028/2029”, realizado pela pasta em parceria com a Embrapa, a participação das frutas têm crescido no mercado interno quanto no internacional.
Na próxima década, terão alta os embarques de manga, maçã e uva, com incremento de 61%, 54% e 41%, respectivamente. “Os principais mercados para as frutas brasileiras são os Países Baixos, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha”, diz o estudo. Confira!
3º FAO mostra que uso de defensivos no Brasil é menor do que em países europeus
O Brasil aparece em 44º posição em um ranking da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sobre uso de defensivos agrícolas. Segundo os dados da entidade, o consumo relativo no país foi de 4,31 quilos de defensivos por hectare cultivado em 2016.
Entre os países europeus que utilizam mais defensivos que o Brasil, aparecem Países Baixos (9,38 kg/ha), Bélgica (6,89 kg/ha), Itália (6,66 kg/ha), Montenegro (6,43 kg/ha), Irlanda (5,78 kg/ha), Portugal (5,63 kg/ha), Suíça (5,07 kg/ha) e Eslovênia (4,86 kg/ha). Saiba mais aqui.
4º Brasil já é o segundo maior exportador mundial de milho
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), publicado em 9 de maio, em Roma, aponta que o Brasil consolidou sua rápida ascensão na produção de milho, tornando-se o segundo maior exportador mundial do cereal, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Há dez anos, o país detinha apenas 1% do mercado global e agora já é responsável por 25% do total mundial das vendas do produto. Veja o estudo completo.
5º O Brasil também é o 3º maior exportador agrícola do mundo
O Brasil já é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, mas as mudanças climáticas podem representar um desafio real para a expansão produtora do país e gerar uma contração das vendas externas até 2050. Os dados são da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (em inglês, FAO).
No levantamento, o Brasil terminou o ano de 2016 com uma fatia de 5,7% do mercado global, ficando abaixo apenas dos Estados Unidos, com 11%, e Europa, com 41%. Saiba mais.