Cerca de 76% os produtores rurais brasileiros utilizam o WhatsApp para negociar, e 74% se mantêm atualizados usando a internet. Essas são algumas das conclusões da 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), nesta terça-feira, 25.
Previsão do tempo e informação são os principais conteúdos buscados por agricultores e criadores. “Nunca o conteúdo foi tão importante nas mídias digitais”, aponta a pesquisa. “O Facebook continua sendo importante como rede social, porém não para fazer negócios, e o YouTube quase triplicou de importância em relação à pesquisa de 2017”, detalha Jorge Espanha, presidente da ABMRA.
O estudo disponibilizado também constata o avanço das ferramentas de comunicação no campo: 94% dos produtores têm smartphone, contra 61% na pesquisa anterior, realizada em 2017. Outro ponto importante é a maior oferta de internet no meio rural, disponível para 91% dos produtores de animais e 88% para os agricultores. 57% dos entrevistados usam a rede 15 ou mais vezes por dia.
Entre as mídias tradicionais, a pesquisa destaca que os produtores rurais preferem a TV para obter informações pertinentes à atividade agropecuária.
Agronegócio na pandemia
A pandemia da Covid-19 causou grandes estragos na economia brasileira. Porém, mais uma vez, o agronegócio se mostrou resiliente. De acordo com a pesquisa, 86% dos agricultores e pecuaristas não fizeram qualquer mudança na administração de suas propriedades e 78% mantêm os planos de investimentos durante a crise sanitária.
Isso se deve, segundo o estudo, ao menor impacto da pandemia. Para 64% dos entrevistados, os reflexos nos negócios foram pequenos. A pandemia tem impacto médio no campo para 11% dos produtores rurais e alto para 25% deles.
Participação das mulheres
A mulher ganha cada vez mais espaço no campo, particularmente em postos de gestão e em determinadas atividades produtivas, representando 26% dos cargos de decisão e comando. Para 94% dos produtores rurais consultados, a mulher é vital ou muito importante no negócio rural.
O Brasil é muito grande e tem características regionais próprias, inclusive em termos de perfil da produção, o que se reflete no resultado da pesquisa. Um exemplo é a mulher no campo, especificamente quanto à sua maior ou menor presença em postos de gestão ou liderança. No leite, por exemplo, ela participa com 88%; em contrapartida, na soja, com apenas 2%.
Futuros dos eventos presenciais
A pandemia mudou a realidade dos eventos. Dias de campo, feiras, exposições, congressos e outros se tornaram virtuais.
“O produtor rural continua preferindo os eventos técnicos e comerciais, porém aguardam com expectativa as edições presenciais. A 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural identificou que 39% dos agricultores e criadores foram a eventos presenciais antes da pandemia e que 58% deles pretendem ir no futuro. Essa resposta foi praticamente unânime: os produtores rurais desejam a volta dos eventos presenciais”, aponta Ricardo Nicodemos.
Como foi feita a pesquisa?
Segundo a ABMRA, a pesquisa ocorreu presencialmente, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, e foi realizada entre outubro de 2020 e janeiro de 2021 com 3.048 produtores rurais (homens e mulheres com poder de decisão, de propriedades de pequeno, médio e grande portes) de 16 estados de todas as regiões do país, abrangendo 14 culturas agrícolas e quatro atividades animais.
“A 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural mostra, com exatidão, o que está na mente dos agricultores e criadores neste exato momento em que o Brasil e o mundo ainda são impactados pela pandemia do novo coronavírus”, destaca Ricardo Nicodemos, vice-presidente da associação e coordenador da pesquisa.