Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ABCCC promove curso de jurados para criadores de cavalos crioulos

Último treinamento promovido pela entidade foi em 2008O auditório da Vetsul, em Pelotas (RS), ficou pequeno na manhã desta sexta, dia 24. Mais de cem criadores de cavalos Crioulos de todo o Brasil lotaram o espaço em busca informações de como proceder em um julgamento da raça. Até sábado, dia 25, ocorre o Curso de Jurados, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O último treinamento promovido pela entidade ocorreu em 2008.

A capacitação, composta por duas etapas uma teórica e outra prática, pretende formar novos jurados para o crescente volume de eventos da Associação. Em 1998 cerca de 140 eventos receberam a chancela da ABCCC. Doze anos depois este número beira os 500 eventos.

A abertura do curso contou com a participação do presidente da casa, Roberto Davis e do integrante do Conselho Deliberativo Técnico, João Manoel Cordeiro Costa, e dos palestrantes Gilberto Loureiro de Souza, Telmo Motta Júnior e José Francisco Pereira de Moura.

Além de lembrar o bom momento vivido pelo mercado do cavalo Crioulo, que este ano comercializou R$ 10,6 milhões dos R$ 14,2 milhões movimentados com a venda de animais na 33ª Expointer, Davis pontuou algumas qualidades em um bom jurado. Para o presidente da ABCCC é preciso manter a simplicidade e cumprir algumas condutas como o respeito aos horários.

– Lembrem-se que a competição é entre a raça e não entre jurados – deixou de recado.

O primeiro tema – Morfologia – foi conduzido pelo veterinário e superintendente do Serviço de Registros Genealógicos da ABCCC, Gilberto Loureiro de Souza. Como metodologia utilizou vídeos de julgamentos e propôs a análise do grupo.

– O melhor jurado é aquele que se equivoca menos – disse o profissional ao comentar que até hoje nenhum animal chegou a receber a nota dez, demonstrando a eterna busca por animais perfeitos.

Ainda no turno da manhã foram apresentados os temas andaduras, compreendidos pelo tranco, trote e galope. À tarde foi a vez dos assuntos figura, volta sobre patas e esbarradas, mangueira, campo e Bayard-Sarmento serem repassados ao grupo.

O curso segue no sábado, com essas mesmas etapas, porém de forma prática. O segundo dia da capacitação será no Centro de Treinamentos Potra Morena, do ginete tricampeão do Freio de Ouro Zeca Macedo, em Rio Grande/RS.

Programação:
Sábado (25), no Centro de Treinamentos Potra Morena, na ERS-734, rodovia que liga Rio Grande/RS ao balneário Cassino
9h – Morfologia, Andaduras, Figura, Volta sobre patas e esbarradas
15h – Mangueira, Bayard-Sarmento

Sair da versão mobile