O Brasil e a Argentina são o segundo e o terceiro maiores produtores mundiais de soja, respectivamente, atrás apenas dos EUA. Em 2008, o Mercosul respondeu por, aproximadamente, 115 milhões de toneladas, da produção mundial de 220 milhões de toneladas.
Segundo o pesquisador César de Castro, secretário executivo do evento, o Mercosul converteu-se no maior pólo produtor de soja do mundo, sendo a soja grande responsável pelo crescente volume de exportações e o conseqüente avanço da economia na região.
? Contudo, as questões de infraestrutura de transporte e portos para o escoamento da produção ainda carecem de instrumentos capazes de melhorar a competição do mercado da região e reduzir custos operacionais ? avalia.
O evento contará com a participação de 53 palestrantes, sendo 15 estrangeiros. A programação terá quatro conferências, quatro palestras, quatro minicursos, um seminário, 10 painéis ? contendo 33 palestras ? e espaço para apresentação de trabalhos científicos, no formato de pôsteres. A comissão organizadora já está recebendo os trabalhos técnicos, que podem ser enviados até o dia 6 de março.