O evento tem promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Distrito Federal. O objetivo desta edição é “promover o diálogo entre os saberes científico e popular em sustentabilidade do uso da terra”, observa a secretária executiva do congresso, Ynaiá Bueno, analista da Embrapa Transferência de Tecnologia.
Segundo ela, a integração dos saberes proporciona o avanço da ciência clássica ao considerar o conhecimento dos agricultores, bem como sua realidade. Nesse sentido será feito um exercício de aproximação entre a pesquisa científica e os conhecimentos locais sobre sistemas agroflorestais.
? Com isso pretendemos promover reflexão no contexto da sustentabilidade, considerando o tripé sociocultural, econômico e ambiental ? explica Ynaiá.
Inscrições
Os trabalhos deverão ser enviados na forma de resumo expandido e apresentados como pôster durante o congresso. Somente serão processados e aceitos aqueles trabalhos em que pelo menos um dos autores proceda ao pagamento da inscrição até a data limite de 15 de março de 2009. Cada autor poderá apresentar até três trabalhos.
O material pode ser elaborado a partir de experiências em sistemas agroflorestais originários de pesquisas científicas clássicas e participativas ou de práticas e saberes desenvolvidos localmente sob iniciativa dos agricultores, seguindo o roteiro proposto.
As inscrições de trabalhos estarão abertas até 15 de março de 2009 e serão feitas exclusivamente por meio de formulário online disponível no site do congresso, onde também estão os valores por categoria e período de inscrição.