Eventos nos dias 24 e 25 de setembro marcam o início de mais uma safra da oleaginosa, que tem estimativa recorde e muitos desafios pela frente
Conforme anunciado nesta quinta, dia 4, durante o Fórum Soja Brasil, a abertura do plantio da soja será no município de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Os eventos que marcam o início do cultivo da soja no país ocorrerão nos dias 24 e 25 de setembro, no Sindicato Rural de Dourados. A equipe do Soja Brasil e Carreta do Canal Rural estarão nesta cobertura. O ministro da Agricultura, Neri Geller, confirmou presença no evento.
O plantio marca o início da safra 2014/2015 no Brasil, um ciclo que estima produção recorde de soja na casa das 94 milhões de toneladas, um aumento de quase 9% em relação à 2013/2014, que foi de 86 milhões de toneladas. Se por um lado a safra parece positiva, ainda há muitas dúvidas na cabeça do produtor, como a supersafra norte-americana, queda nos preços e se a demanda chinesa poderá segurar os valores do grão.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil, Almir Dalpasquale, a nova safra exige um novo desafio para o produtor. Ele lembrou que os sojicultores não devem se preocupar somente com os preços, mas também com o clima.
– Uma nova safra sempre é um desafio para os produtores. Além dos preços, o clima é outro fator importante para ficarmos de olhos. Não podemos nos esquecer de que precisamos da ajuda de São Pedro para uma boa safra – reforça Dalpasquale.
Escolha de Dourados
Dourados é uma cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, localizada no sul do Estado. A região é uma forte produtora de grãos, especialmente soja. Na última safra, segundo o Sindicato Rural, a área plantada foi de 146 mil hectares, com produtividade acima de 360 mil toneladas. Além disso, o município é um dos pioneiros no uso do Sistema de Plantio Direto (SPD).
Almir Dalpasquale também comentou a escolha de Dourados para receber o evento. Segundo ele, a escolha da cidade foi consensual entre os envolvidos no evento.
– A escolha de Mato Grosso do Sul envolve um consenso entre os envolvidos nesta etapa, era a melhor rota para reunir todas as autoridades e, como ano passado a abertura foi em Mato Grosso, resolvemos dar a oportunidade para Mato Grosso do Sul receber este grande evento – explica o presidente da Aprosoja Brasil.
Para o presidente do Sindicato Rural da cidade, Marisvaldo Zeuli, a escolha de Dourados foi muito boa. Segundo ele, o município é referência na produção agrícola local e o evento se torna providencial.
– É um evento que poderia acontecer em muitos outros locais do país e optaram por Dourados, peço que os produtores venham prestigiar o evento. Foi uma boa escolha – disse Zeuli.
O dirigente do Sindicato Rural faz um apelo para os produtores de Dourados e, também, para os de todo o país.
– Sabemos que pode existir este problema de preços, mas acreditem no agronegócio e no trabalho de vocês. Aqui em Dourados, os nossos produtores estão muito preparados – completa Marisvaldo Zeuli.