>> Leia mais notícias sobre café
A participação pode ser individual ou em consórcio. Os lotes das categorias de café cereja descascado e natural são de oito sacas de 60 quilos cada, e os da categoria microlote, duas sacas. Pode-se arrematar apenas uma saca ou lotes inteiros ou sacas de lotes variados. No dia 12, será divulgado o resultado do leilão, cujos lances fazem o ranking final do concurso.
O café campeão desta 10ª edição foi um microlote da Bahia, produzido por Eufrásio Souza Lima no Sítio Boa Vista, em Barra do Choça.
De acordo com a Comissão Organizadora, os problemas climáticos ocorridos nesta safra não permitiram aos Estados inscrever um número maior de lotes.
– A Bahia concorreu somente com este microlote que foi o campeão; Minas Gerais também concorreu apenas com um lote de café natural, e o Espírito Santo não enviou amostra representativa. São Paulo inscreveu 3 lotes, um em cada categoria (natural, cereja descascado e microlote) e o Paraná 2 lotes (cereja descascado e microlote) – disse o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz.
Os cafés adquiridos no leilão pelas empresas serão industrializados e chegarão ao mercado em abril, em embalagens de 250 gramas, numeradas, compondo a 10ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.
Para participar, a empresa deve preencher a declaração de compromisso de compra que está disponível no site da Abic, assinalando quais lotes e quantas sacas quer adquirir, e enviar para o e-mail [email protected].