Abimaq pede ao governo ampliação do Mais Alimentos

Outra proposta da entidade é a participação do programa em grandes feiras agropecuáriasO ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, recebeu nessa semana a direção da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Os diretores da Abimaq vieram propor ao MDA a perenização e a ampliação da linha de crédito Mais Alimentos que financia a compra de máquinas, tratores e veículos utilitários para os agricultores familiares.

Outra proposta da Abimaq é a participação do programa em grandes feiras agropecuárias que acontecem em todo o país como a Agrishow realizada anualmente em Ribeirão Preto e que, tradicionalmente, era voltada apenas para a agricultura de grande escala.

A agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, está ganhando, cada vez mais, importância na economia do país. O programa Mais Alimentos, por exemplo, ajudou a manter o nível de empregos na indústria de máquinas e tratores durante a crise financeira mundial do último ano. O programa respondeu por 32% dos empregos, com 1.667 ocupações diretas, de acordo com dados da própria indústria.

Em 18 meses, o Mais Alimentos vendeu 21.540 tratores e foi responsável por 80% do total de vendas de tratores até 78 CV. Em janeiro deste ano, o programa passou a financiar também os veículos utilitários como caminhões frigoríficos para auxiliar no escoamento da produção.

A direção da Abimaq e outras entidades ligadas ao setor de máquinas e equipamentos, desejam que o programa se torne uma política permanente do Governo. O ministro Guilherme Cassel informou que esta possibilidade já está sendo discutida e, em breve, deverá ser anunciada oficialmente.