A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) assinaram nesta sexta-feira, dia 8, um memorando de entendimento com a China Soybean Industry Association (CSIA) para ampliar a produção sustentável de soja em Mato Grosso por meio do Programa Soja Plus, que capacita produtores em questões de meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.
A CSIA, que representa a indústria da soja na China, é ligada ao Ministério da Agricultura chinês e tem 700 associados entre produtores rurais, processadores e traders.
O documento visando à cooperação entre as três entidades e à promoção do Soja Plus foi assinado pelo secretário-geral da Abiove, Fabio Trigueirinho, pelo presidente da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin, e pelo vice-presidente executivo da CSIA, Denggao Liu.
Conforme o acordo, o Soja Plus e a China vão colaborar para desenvolver um “sistema justo de incentivos” a fim de apoiar proprietários rurais que estejam em transição para uma produção mais sustentável de soja.
A China irá estimular empresários a desenvolver e implementar políticas de fornecimento de soja sustentável no contexto do Soja Plus. Outros compromissos assumidos pelos chineses foram divulgar na China e internacionalmente os objetivos do programa brasileiro de gestão da sojicultura, apoiar ações do Soja Plus em Mato Grosso e facilitar a comunicação e colaboração entre agências governamentais dos dois países para promover a produção sustentável de soja.
De acordo com Trigueirinho, também está na agenda buscar apoio financeiro de fundos internacionais e de empresas chinesas para expansão e fortalecimento do programa.