Abiove projeta crescimento de 4% nas exportações da soja em grãos

Associação divulgou suas projeções para 2015 nesta terça, dia 16; impasse entre entidade e Monsanto caminha para uma conclusão

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou nesta terça, dia 16, suas projeções para o próximo ano. A entidade estima que as exportações de soja em grão chegarão a 48 milhões de toneladas em 2015 (crescimento de 4% em relação à safra 2013/2014), tendo a China e a União Europeia como principais destinos.

• Produtores do oeste da Bahia esperam safra recorde

A Abiove projeta crescimento da produção de soja, a oleaginosa de maior produção do Brasil, atinja o recorde de aproximadamente 91 milhões de toneladas. Com esse volume, o Brasil colherá a segunda maior safra mundial, atrás apenas da atual safra norte-americana (em torno de 108 milhões de t). O país consolida-se como o segundo maior produtor e caminha com velocidade para buscar a primeira colocação no ranking mundial de produtores.

Complexo soja

Farelo de soja: O processamento de soja aumentará de 36,3 milhões t para 38,3 milhões de t e também deverá atingir um recorde histórico. Contribui para isso o forte mercado interno consumidor de farelo, tendo como principais vetores a produção de rações para aves, suínos, gado de corte e leiteiro.

• Importações de soja pela China aumentam em novembro

Também se espera recuperação das exportações de farelo aos patamares de 2011, quando o Brasil exportou 14,5 milhões t. Na safra 2014/2015, o Brasil deverá produzir 29,1 milhões t de farelo, das quais 14,8 milhões t serão destinadas ao mercado interno, que absorve 51% da produção, e 14,3 milhões t para o mercado externo.

• USDA reduz previsão para estoque de soja e milho

Óleo de soja: Com relação ao óleo de soja, o aumento da mistura compulsória de biodiesel no diesel mineral de 5% para 7% irá requerer maior produção para atender à ampliação do uso doméstico do produto, além do crescimento natural do consumo de óleo refinado e para preparações alimentícias. A Abiove prevê uma produção de 7,4 milhões t de óleo de soja, em 2015, das quais 6,5 milhões t irão para o mercado doméstico e 900 mil t para a exportação. Do total a ser produzido, 2,9 milhões se destinarão à produção de biodiesel.

Abiove x Monsanto

Nas negociações com a Monsanto, relativas à prestação de serviço de monitoramento dos recebimentos de soja e cobrança de royalties pós-plantio da soja Intacta, foi elaborada uma minuta de contrato, e os detalhes comerciais encontram-se em negociações bilaterais privadas entre as empresas.

Asscom/Abiove

>>> Veja mais notícias sobre soja