Abrapa visita nove Estados para implantar programa socioambiental

Objetivo é garantir o acesso a um selo que serve de referência para o mercado internacionalA Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) está visitando os nove Estados produtores para implantar o programa socioambiental. Além da preservação e qualidade de vida para os trabalhadores, um dos objetivos do programa é garantir o acesso a um selo que serve de referência para o mercado internacional.

Nesta quarta, dia 24, foi a vez de a Abrapa visitar propriedades em Minas Gerais, Estado que passa por uma recuperação no setor. Atualmente, são apenas 14 mil hectares e 19 mil toneladas por safra. O preço nesta época está 16% maior do que no mesmo período no ano passado.

Uma lista de normas será conferida pelos produtores para avaliar o que está sendo feito na propriedade. A dificuldade maior está no atendimento aos direitos dos trabalhadores rurais.

A consultora Márcia Beatriz Osório está orientando os produtores em todos os pontos exigidos pelas leis, para que o setor tenha o reconhecimento da sociedade.

No próximo ano, quem cumprir as normas exigidas poderá solicitar uma auditoria na fazenda para conseguir o selo socioambiental que vai ajudar a manter os atuais clientes e ainda abrir novos mercados.