Abrass elege diretoria e dá início às primeiras ações da nova entidade

Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, que congrega representantes de nove Estados, busca enfrentar os desafios do setorCom representantes de nove Estados brasileiros, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) elegeu a diretoria da nova entidade e anunciou as primeiras ações que serão tomadas a partir de agora. De acordo com dados preliminares, os associados à Abrass, nesse primeiro momento, já representam cerca de 10 milhões de sacas de sementes de soja, e a meta anunciada pela diretoria é que esse volume alcance, nos próximos meses, os 15 milhões de sacas.

– A Abrass nasce no momento em que os produtores precisam se fortalecer para enfrentar uma série de dificuldades e barreiras que se colocaram a nossa frente. Viemos somar esforço em prol do setor e, diante do cenário atual, podemos citar como desafios a questão da biotecnologia, as taxas cobradas pelos royalties, a necessidade de políticas públicas que contemplem o setor. Ou seja, há uma lista de demandas que somente por meio da união conseguiremos solucionar e avançar – disse o presidente eleito da Abrass, Elton Hamer.

O presidente anunciou que no início do dezembro começarão as reuniões com tradings para debater os valores dos royalties pagos pela multiplicação de sementes.
– Queremos taxas justas, que possam ser interessantes também para os produtores. Lembramos, também, que esse é um dentre tantos outros temas que envolvem nosso setor – afirmou Hamer.

A eleição da diretoria e as primeiras discussões ocorreram durante reunião na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), na terça, dia 6, em Brasília. Participaram representantes das maiores sementeiras do Brasil, com presença de mais de 30 participantes.