Acompanhe ao vivo a 9ª Abertura Oficial da Colheita da Soja

Assista agora no Canal Rural à transmissão da Nona Abertura Oficial da Colheita da Soja do Rio Grande do Sul, diretamente de Tupanciretã, maior área de plantio da oleaginosa

Fonte: Jecson Schmitt/Arquivo Pessoal

Acompanha a transmissão da Nona Abertura Oficial da Colheita da Soja do Rio Grande do Sul, em Tupanciretã, na tela do Canal Vivo ou no site. O município onde é realizado o evento, na região central do estado, município fica a aproximadamente 390 quilômetros de Porto Alegre e é maior produtor de soja do Rio Grande do Sul – possui mais de 150 mil hectares de área com cultivo da oleaginosa.

A fazenda Santa Clara, do produtor rural Dorival Lima Terra, na RSC-392, foi escolhida para a colheita simbólica da safra deste ano. A cerimônia de abertura acontece na Associação dos Funcionários da Empresa Mabel (Afuco).

Autoridades do governo municipal, estadual e nacional, líderes sindicais e produtores rurais celebram a expectativa de mais uma safra recorde no estado. A estimativa é de que sejam colhidos 16 milhões de hectares de soja em solo gaúcho. O número, se confirmado, coloca a atual safra de soja como a maior até hoje no Rio Grande do Sul, superando a de 2015, quando foram obtidas 15,7 milhões de toneladas. 

Segundo dados da Emater, a área de soja plantada aumentou em 3,92% em relação ao ano passado, podendo o estado alcançar 5,4 milhões de hectares plantados. A produtividade média segue ao redor dos três mil kg por hectare. Até o momento, apenas 5% das lavouras gaúchas de soja já foram colhidas; 22% estão maduras e por colher; 72%, em enchimento de grãos; e 1% da área ainda está em floração.

Tupanciretã possui uma área de 146 mil hectares de soja plantada, com uma estrutura de colheita de 45 sacas por hectare, que corresponde a 24,6% do total da colheita prevista para o estado.
Entre as autoridades presentes nesta tarde na Nona Abertura Oficial da Colheita da Soja no Rio Grande do Sul, estão o governador do estado, José Ivo Sartori, o prefeito em exercício de Tupanciretã, Gustavo Simões Lírio, e representantes da Farsul, da Secretaria Estadual de Agricultura, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Câmara dos Deputados.