Uma tempestade de granizo destruiu cerca de 35 mil pés de fumo, na propriedade de Jocemar Slobodzian, localizada em Prudentópolis (PR), no dia 3 de outubro. Segundo o produtor contou na época ao Canal Rural, o prejuízo foi de aproximadamente R$ 40 mil.
- Aconteceu em 2020: Agricultoras se reinventam para vender produção durante pandemia
- Aconteceu em 2020: Bolsonaro e Tereza Cristina aderem ao ‘Desafio do Leite’
“No começo sofremos com geada e falta de chuva e agora veio granizo e destruiu tudo de vez. A gente desanima olhando um negócio desse. Dá vontade de chorar, mas o que a gente pode fazer? É rezar para que não venha outra tempestade como essa”, disse o agricultor, em vídeo.
Em seu relato, o produtor fala que a tempestade teve início por volta das 19 horas sábado, com duração de uma hora. No mesmo dia, a Defesa Civil emitiu um alerta de temporal na região oeste do estado. A Somar Meteorologia também havia alertado para a possibilidade de rajadas de vento e até granizo na parte sudoeste do Paraná.
A plantação de Jocemar Slobodzian tinha seguro, mas, segundo o produtor, a apólice cobre apenas 30% do valor perdido. “Isso precisa ficar de exemplo para as indústrias. Eles falam em super produção, mas não é porque a gente planta muito fumo que vamos conseguir colher tudo. O agricultor não é valorizado. Amanhã mesmo depois de perder tudo vou ter que levantar a cabeça e trabalhar como se nada tivesse acontecido”, lamentaou.
Veja o vídeo com o relato do produtor que mostra como ficou sua lavoura após a tempestade de granizo: