A China e os Estados Unidos assinaram nesta quarta-feira, 15, a fase 1 do acordo comercial. Ficou estabelecido que o país asiático comprará US$ 200 bilhões dos americanos, sendo US$ 50 bilhões em produtos agrícolas.
A Representação Comercial dos Estados Unidos publicou a lista de produtos que devem ser adquiridos pelos chineses. Em relação ao Brasil, que viu suas exportações de soja e carnes aumentarem em 2019 com o distanciamento entre as duas potências econômicas, há pontos de atenção.
No caso da oleaginosa, o tratado prevê a compra de soja americana. Quanto às proteínas, o documento menciona carne bovina, suína, de aves, de ovinos e de caprinos (frescas, refrigeradas e congeladas). Além disso, outros subprodutos da pecuária, como miúdos, gorduras, embutidos e até pós que sejam comestíveis estão na lista.
Também podem ser adquiridos animais vivos dos Estados Unidos, como suínos, bovinos, ovinos, caprinos, cavalos, jumentos e mulas. No acordo, também há previsão de compras de lácteos (leite, queijo, manteiga entre outros).