Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Acordo suspende estado de greve em usinas de açúcar de São Paulo

Proposta é de reajuste de 7% para o setor de usinaUma proposta apresentada na quarta, dia 20, pelo setor patronal à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação no Estado de São Paulo (Fetiasp) e sindicatos filiados, suspendeu o estado de greve que estava em vigência há aproximadamente 10 dias nas usinas de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo.

Caso os trabalhadores aceitem o acordo, o reajuste para o setor deve ficar em 7%. O aumento real será de 2,2%, considerando a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre 1º de maio de 2011 e 30 de abril deste ano, de 4,88%. Serão 50 mil trabalhadores beneficiados pelo acordo em todo o Estado.

A última proposta recebida pelos trabalhadores neste ano, antes do anúncio do estado de greve, foi de reajuste salarial de 4,5%. Em 2011, o reajuste do setor ficou em 8%, que, segundo o diretor da Fetiasp e coordenador das negociações do setor de açúcar, Fânio Luiz Gomes, também proporcionou um aumento real próximo a 2%.

Desde a última madrugada, estão sendo realizadas assembleias nas empresas para ouvir a opinião dos trabalhadores a respeito da proposta, que prevê que o reajuste seja retroativo a 1º de maio. As perspectivas da Fetiasp são positivas. De acordo Gomes, os trabalhadores têm recebido bem a proposta.

– Eu acho que a gente vai fechar sim, sem maiores problemas, já tem dois meses que a gente está negociando. As assembleias já estão acontecendo. Eu fui em três empresas hoje (quinta-feira), onde os trabalhadores (cerca de 2 mil no total) receberam bem (o acordo) – disse.

Agência Estado
Sair da versão mobile