Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Açudagem e irrigação serão temas de Tarde de Campo em Passo Fundo

Evento faz parte da Frente Programática Irrigação e Usos da ÁguaCom o intuito de minimizar a redução significativa na produção leiteira em períodos de estiagem, muitos produtores estão aderindo ao sistema de irrigação para pastagens. Essa foi a atitude do produtor João Kurtz Amantino, que será o anfitrião da Tarde de Campo sobre Açudagem e Irrigação, no município de Passo Fundo, na próxima terça, dia 29.

A Tarde de Campo, que terá início às 13h30, vai apresentar duas estações para as cerca de 350 pessoas esperadas. A primeira sobre Açudagem, onde agrônomos da Emater-RS vão falar sobre projetos de açudes realizado na região e sobre a forma de construção. A outra estação será sobre irrigação por malha.

O evento faz parte da Frente Programática Irrigação e Usos Múltiplos da Água, que realiza e viabiliza projetos nessa área naquela região do Estado gaúcho. De acordo com o gerente regional da Emater-RS, Oriberto Adami, na região dministrativa da Passo Fundo foram realizados 878 projetos. Destes, 751 já foram contratados. Dos projetos contratados, 120 são de cisternas e 631 de açudes, sendo 90% destinados para irrigação de pastagens.

? Só no município de Passo Fundo foram elaborados 36 projetos, estando 18 contratados e 18 em fase de contratação ? explica Adami.

Para o produtor João Kurtz Amantino, a construção do novo açude, somado a um projeto antigo, possibilitou o irrigamento de 20 hectares de pastagens por sistema de aspersão. Atualmente, ele está irrigando 5% da área destinada à produção leiteira, mas, como o novo projeto, de 30 a 40% da área vão estar asseguradas nos períodos de estiagem.

Sair da versão mobile