Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Administração da BMeFBovespa espera aprovação de fusão até agosto

Expectativa é de aumento nos investimentos, mesmo com crise econômica mundialO Conselho de Administração da BM&F-Bovespa espera que a fusão entre as duas bolsas seja aprovada até o mês de agosto. Segundo o presidente do Conselho, Gilberto Mifano, mesmo com a crise na economia mundial, os investimentos no mercado financeiro devem se manter aquecidos e o Brasil deve ficar crescendo.

Por outro lado, há informações preocupantes também. De 35 empresas que fizeram registros de abertura de capital, 31 mudaram de idéia ainda na fase de oferta pública inicial de ações (IPO). Além disso, há informações sobre a fuga de capital estrangeiro da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Para o diretor de produtos do agronegócio e energia da BM&FBovespa, Ivan Wedekin, são eventos normais do mercado, ainda conseqüências da crise do mercado imobiliário dos Estados Unidos.

– Quem trabalha no mercado deve estar acostumado com a adrenalina ? disse ele, em entrevista ao Agribusiness Online, nesta segunda-feira, dia 7.

Política agrícola

Ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin avaliou com ressalvas a formação de estoques reguladores no mercado internacional para controlar os preços dos alimentos. Na avaliação dele, armazenar produtos apenas colocaria “mais lenha na fogueira dos mercados”.

– O que vai recompor os preços a um patamar normal é o aumento da produção e, eventualmente, uma redução no consumo, que está sendo pulsado por um crescimento importante em alguns países.

Sobre o Plano Safra para agricultura empresarial e familiar, anunciado na semana passada, Ivan Wedekin reforçou a tese de que o governo quer formar estoques contra crises de abastecimento. Mas isso não significa, segundo ele, que haverá compras de imediato.

– (o governo) Vai olhar os sinais de mercado. Se houver um aumento de área plantada e o clima for bem, vamos ter um crescimento de produção e aí pode dar algum espaço de oportunidade para o governo fazer aquisição.

Ivan Wedekin afirmou também que o Brasil tem uma importante agricultura familiar, com uma vantagem competitiva em relação a outros países. Ele concordou com a tese de que o setor tem de abandonar a produção concentrada na subsistência.

– Tem de produzir mais para se abastecer e para vender. Precisamos orientar cada vez mais essa agricultura para o mercado. Vale dar a ela condições de acessar os insumos modernos e pós-modernos e assistência técnica.

Sair da versão mobile