Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Advogado responde dúvidas de telespectadores sobre ITR

Prazo para entrega da declaração encerra no dia 30 de setembroEm setembro, termina o prazo para a declaração obrigatória do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Para o produtor rural não cair nas ilegalidades do imposto, o advogado e vice-presidente da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), Eduardo Diamantino, tirou dúvidas de telespectadores no Jornal da Pecuária desta terça, dia 26.

• Contribuinte não pode se conformar com ilegalidades no ITR

Afredo Simões Malpeli, de Coxim (MS): Como contestar os altos valores lançados retroativamente nas declarações dos últimos cinco anos? É possível contestar?

Diamantino: Sim. Se o imóvel não tem valor de mercado ajustado, ele deve ser questionado. Se caso o contribuinte recolheu valores indevidos, deve ajuizar ação de repetição de indébito, para restituir os valores pagos indevidamente. Quem tem o ônus da prova de que o valor declarado pelo contribuinte está errado é, na minha visão, da entidade tributante. Existe uma pauta que é o sistema de interno de preços da Receita Federal, que é a luz do Conselho de Contribuintes.

Lucio Topolniak, de Terra Roxa (PR): Por que o governo consegue cobrar dois ITR de uma única área?

Diamantino: Hoje existe muita burocracia para regularizar as terras. Imóveis não georreferenciados geralmente vem com duas cobranças.

Flávio, de Dracena (SP): Toda área da propriedade é tributada?

Diamantino: Não, só a área voltada para atividade rural. Já as áreas com benfeitorias, não usadas para atividade rural, por exemplo, não é tributada. Só entra no ITR o valor de terra nua e área destinada à produção rural.

Arni Heinz, de Mundo Novo (MS): Quem deve declarar ITR?

Diamantino: A DITR deve ser declara por aqueles que sejam pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil, possuidora e usufrutuária, como copossuidores e condôminos.

Hélio, de Itagibá (BA): Ao adquirir uma propriedade rural ainda em 2014, preciso declarar se eu adquirir até que mês?

Diamantino: Propriedade rural adquirida neste ano somente será declarada na DITR 2015.

Alencar Garati, Uberlândia (MG): Como fico sabendo se meu valor de ITR está correto?

Diamantino: O valor do ITR se refere à terra nua, e esse valor deve respeitar o valor de mercado, se assim for, o valor estará correto.

Fábio de Paula Santos Prado, São Paulo (SP): Tenho duas propriedades, vizinhas, cada uma com seu ITR e NIRF, que foram unificadas através de Retificação – Fusão Judicial no ano de 2013. Como fazer o ITR 2014, se não tenho o NIRF da nova propriedade? Como encerrar o ITR das antigas?
 
Diamantino: Para declarar a DITR de imóvel que ainda não tem o NIRF, é necessário realizar a inscrição no CAFIR.  Para encerrar o ITR, é necessário preencher o formulário de cancelamento do DIAC.

• Imposto Territorial Rural: declaração obrigatória deve ser entregue até 30 de setembro

• Especialista tira dúvidas sobre a declaração do Imposto Territorial Rural

• Assista à entrevista completa com o advogado:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile