Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aeradores contribuem para conservação dos grãos

Equipamentos já existem no mercado há bastante tempoCom a mudança na legislação, torna-se obrigatório o uso de aeradores nos silos e armazéns. Estes equipamentos já existem no mercado há bastante tempo, mas a normatização o uso da tecnologia vai agregar mais qualidade nos grãos armazenados.

Segundo José Boaventura da Rosa Franco, consultor técnico da Emater-RS, muitos ainda têm a falsa impressão de que quando se faz aeração o grão perde peso, e isso é atribuído à perda de matéria seca.

? Até determinados limites, a umidade é tolerada no grão, pois ele necessita de um pouco de umidade para não desnaturar o próprio grão. A proteína e os componentes desse grão têm água na constituição, que vai ficar no produto. Mas a água livre temos que tirar fora, essa só serve de meio para o desenvolvimento de microorganismos que nós não queremos na massa de grãos, que podem causar algum tipo de deterioração e é exatamente para prevenir isso que se faz a secagem ? explica.

Para a comercialização dos grãos se estabeleceu para fins comerciais a umidade em soja de 14%, em milho 14,5% e em trigo 13%, mas esses índices nem sempre são possíveis. Segundo Franco essa questão depende do tempo que o produto será armazenado, se a soja for armazenada por até seis meses ela não pode estar a 14%, pois estes oxigênios e hidrogênios que excedentes vão oxidar e acidificar a soja e gerar uma desvalorização comercial, então ela tem que estar com níveis de umidade bem mais baixos para ser conservada por períodos mais prolongados.

Conforme a explicação de Ricardo Ramos Martins, da Emater-RS regional de Estrela, com mais baixas temperaturas se acaba com os organismos associados, como fungos, insetos e aí que se mantém a qualidade do grão.

? Na hora que baixamos a temperatura do grão, você baixa a umidade, por exemplo, no milho fizemos o experimento de colocar ele em 7,5 graus, assim o grão pode ficar armazenado por uns cinco anos, sem perda de qualidade. O importante é saber os equipamentos para cada tipo de silo, pois são utensílios de alta qualidade ? disse Martins.

O produtor que faz o resfriamento transforma o grão em um produto muito mais durável.

? Os americanos têm muita sorte, eles terminam de colher o milho e começa a nevar, eles praticamente guardam o milho dentro do freezer, pois os silos ficam numa região gelada e assim eles podem utilizar ventiladores bem pequenos pois há tem tempo para fazer ventilação. Com a vantagem de um custo menor, o que justifica que certos equipamentos utilizados pelos americanos no Brasil não têm utilidade ? disse Franco.

Sair da versão mobile