Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

África deve liderar produção mundial de café em 10 anos, diz entidade

"Tenho convicção de que a África será o maior fornecedor de café para os mercados mundiais", afirma CEO da Café Africa InternationalA Café Africa International, um grupo de pesquisa com sede na Suíça, apontou que a África deve voltar a liderar a produção global de café dentro de uma década.

– Eu tenho convicção de que a África será o maior fornecedor de café para os mercados mundiais, que estão consumindo cada vez mais o produto – disse o executivo-chefe (CEO) da entidade, John Schluter, em evento em Iaundê, capital de Camarões.

Schulter ainda afirmou que Camarões é um dos vários países africanos que estão oferecendo incentivos para tentar reverter a queda de produção. Entre esses incentivos estão a concessão de financiamento e plantas de alta produtividade, além de métodos modernos para a renovação de cafezais e uso de novas propriedades.

A colheita de café robusta por Camarões no ciclo 2012/2013 atingiu 16.175 toneladas, uma queda de 56% em relação às 36.641 toneladas registradas em 2011/2012. Na mesma base de comparação, a produção de arábica ficou em 2.734 toneladas, alta de 5%.

Apesar da previsão otimista de Schulter, ainda há um longo caminho a percorrer. A Etiópia, maior produtor de café na África Subsaariana, ocupa apenas a quinta posição em termos globais. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o país responde por algo entre 7% e 10% da produção mundial, ou cerca de 6,3 milhões de sacas de 60 quilos. Já o Brasil deve colher 50 milhões de sacas neste ano, ou um terço da produção mundial.

Na temporada passada, a África produziu 18 milhões de sacas, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC).

Leia mais:

• Exportação mundial de café sobe 4,6% em abril, revela OIC

Agência Estado
Sair da versão mobile