A AGCO, fabricante e distribuidora global de máquinas agrícolas, anunciou que vai fazer parte de uma joint venture com a Trimble, para ser fornecedora exclusiva da oferta tecnológica da empresa, como soluções de hardware, software e aplicativos baseados em nuvem abrangendo preparação da terra, plantio e a colheita.
A AGCO vai adquirir uma participação de 85% no portfólio de ativos e tecnologias agrícolas da Trimble, por um valor em dinheiro de US$ 2 bilhões. Isso representaria um valor empresarial implícito de aproximadamente US$ 2,35 bilhões, disse a empresa em comunicado.
O negócio está sujeito à aprovação regulatória, e a previsão é de que seja fechado no primeiro semestre de 2024.
No comunicado, a AGCO afirmou que, além do fornecimento exclusivo de tecnologia da Trimble, vai apoiar o desenvolvimento e distribuição de tecnologias agrícolas de nova geração.
“Esta transação histórica cria uma joint venture que se torna a principal empresa de agricultura de precisão para frotas mistas do mundo e acelera a transformação estratégica da AGCO”, disse Eric Hansotia, presidente e CEO da companhia, dona de marcas como Fendt, Massey Ferguson e Valtra.
“Este acordo melhora significativamente o conjunto de tecnologia da AGCO com tecnologias disruptivas que abrangem todos os aspectos do ciclo de cultivo, o que, em última análise, nos ajuda a atender melhor os agricultores, independentemente da marca que eles usam”, completou.
Hansotia disse ainda que o negócio “acelera as ambições de crescimento da AGCO em relação à autonomia, pulverização de precisão, agricultura conectada, gerenciamento de dados e sustentabilidade”.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.