Agência americana se nega a regular emissões de gases de efeito estufa

Decisão vai contra orientação da Suprema Corte dos Estados UnidosA Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) anunciou neste sábado, dia 12, que não emitirá normas para regular as emissões poluentes apesar de uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos.

Segundo o administrador desse organismo federal, Stephen Johnson, é o Congresso que deve estabelecer os parâmetros vinculados à emissão de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa aos quais se atribui o atual aquecimento global.

Segundo alguns legisladores, essa decisão significa que o governo do presidente George W. Bush, que termina seu segundo período de quatro anos na Casa Branca em janeiro de 2009, deixou para a próxima administração a responsabilidade sobre o assunto.

? Os esforços deliberados por atrasar o acatamento à decisão do Tribunal Supremo são irresponsáveis ? afirmou a senadora republicana Olympia Snowe.

O senador democrata Tom Carper, presidente da subcomissão Ambiental e de Segurança Nuclear, denunciou que após sete anos “este governo não está disposto a tomar as decisões difíceis necessárias para enfrentar o aquecimento global”.