Agência dos EUA revoga aprovação do herbicida Enlist Duo

Produto é designado para uso em conjunto com sementes geneticamente modificadas de milho e soja

Fonte: Pixabay/Divulgação

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) revogou a aprovação do herbicida Enlist Duo, da Dow Chemical, designado para ser usado em conjunto com sementes geneticamente modificadas de milho e soja. A EPA disse ter obtido novas informações sugerindo que o herbicida é mais tóxico para lavouras vizinhas do que se imaginava anteriormente.

O Enlist Duo, que inclui uma nova formulação do herbicida 2,4-D, foi aprovado pela EPA há pouco mais de um ano, para uso em seis estados. Isso permitiu que a Dow começasse a vender sementes de milho e soja que foram geneticamente modificadas para resistir ao herbicida.

Após a aprovação, vários grupos ambientalistas entraram com ações contra a EPA, alegando que a agência não considerou os efeitos do defensivo em plantas e animais ameaçados.

Um porta-voz da Dow, Garry Hamlin, disse que a companhia confia na segurança do produto. “Estamos trabalhando com a EPA para fornecer novas garantias de que as condições de uso de nosso produto continuarão protegendo o meio ambiente, inclusive espécies de plantas ameaçadas”, disse.

Segundo o advogado George Kimbrell, do Centro para Segurança Alimentar, a decisão da EPA representa “uma enorme vitória para o meio ambiente e o futuro de nossos alimentos”.

Defensores do herbicida argumentam que a nova versão do 2,4-D é mais segura para produtores e para lavouras vizinhas e necessária para combater plantas que desenvolveram resistência ao glifosato.